Por Daniel Dantas – Jornal Roteiro Imobiliário/Consultor imobiliário – CRECI MG 0046352-F Tel: (35) 9999-75877 – whatsapp.
O programa Casa Verde e Amarela do governo federal, criado há 12 anos com o nome Minha Casa Minha Vida para financiar imóveis baixa renda.

Criado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) para oferecer diminuir o déficit habitacional no país com financiamento de imóveis a famílias de baixa renda com juros mais baixos do que os praticados pelo mercado e ainda dar subsídios (descontos), ajudando assim os que ganham menos terem condições de comprar o seu imóvel pelo programa. Sofreu algumas alterações em 2021 pelo presidente Bolsonaro, onde recebeu algumas alterações para melhor, tornando o programa Casa Verde e Amarela mais acessível onde também sofreu mudança no nome, passando a se chamar Casa Verde e Amarela.
O que é o programa Casa Verde e Amarela
É um programa do governo federal que tem como principal objetivo diminuir a falta de moradias no pais oferecendo financiamento da casa própria com recursos do FGTS, com juros baixos, subsídios em forma de descontos para pessoas e famílias de baixa renda possam adquirir seu imóvel e sair do aluguel com parcelas que cabem no orçamento dessas pessoas e famílias;
Definição de baixa renda para o Casa Verde e Amarela
Segundo as normas do programa Casa Verde e Amarela é considerada família de baixa renda pessoas ou famílias que ganham até R$ 4 mil reais mensais.
Como fazer para ter acesso ao credito Casa Verde Verde e Amarela
Existem dois caminhos que você pode percorrer, sendo um deles se dirigir até a Caixa Econômica Federal e se candidatar ao financiamento, na ocasião o gerente da Caixa vai solicitar lhe dar algumas orientações para que você possa ter seu nome inscrito no financiamento, no sentido de identificar qual é o seu perfil e condições de pagamento para ver qual é o valor do dinheiro que poderá ser liberado para você.
O segundo caminho é procurando um corretor de imóveis ou uma Construtora que esteja lançando imóveis em sua cidade pelo programa Casa Verde e Amarela.
Como saber qual é o valor que a Caixa pode liberar
É feito uma análise de sua renda mensal (quanto você ganha por mês), só então a Caixa identifica o quanto pode pagar mensalmente.
Outros critérios são analisados nesse estudo
Com a renda pode ser composta por mais de uma pessoa da família, então a Caixa analisa todo o ganha da família, a idade das pessoas que irão compor a renda, sendo o titular o mais velho, pois todo o cálculo é feito em nome dele, pois a idade, a renda familiar é quem defini qual será o valor do seu financiamento (dinheiro) liberado.
Quanto você vai pagar mensalmente do valor financiado e por quanto tempo
Uma coisa que muito importante dizer que a Caixa só libera recursos(dinheiro) para pessoas com até 86 anos, logo, a idade e a renda quem definem o valor do dinheiro a ser liberado, de onde se tira o valor das prestações e o quanto você vai pagar mensalmente.
Valor da parcela
Independente do valor liberado você vai pagar apenas 30% do valor declarado, do valor que você disse e comprovou que ganha mensalmente.
Quem pode financiar pelo Casa Verde e Amarela
Qualquer pessoa, brasileira, nata ou com dupla cidadania residente no país, quem tenha ao menos 3 anos de trabalho pelo regime de CLT ( Carteira de Trabalho Registrado), que esteja ao menos há 1 mês trabalhando registrada.
Quais os documentos necessários para se inscrever no programa Casa Verde e Amarela
- Carteira profissional ( física ou digital);
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- 3 últimos holerites;
- Estratos bancários;
- Certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou que tenham menos de 24 anos e estão estudando;
- Certidão de nascimento ou de casamento das pessoas maiores que irão entrar na proposta.
Obs.: Os documentos e comprovantes têm que ser de todas as pessoas que irão compor a renda.