O corretor de imóveis é um profissional que atua no mercado imobiliário fazendo mediação entre vendedor e comprador.
Por Douglas Quental CRECI MG046362F
O profissão corretagem é um dos profissionais mais bem pagos do Brasil, vendendo os produtos mais caros da prateleira.
Por ganhar comissionamento o corretor imóveis recebe comissões pela venda ou locação de imóveis, podendo também ganhar por regularização imobiliária e po avaliação imóveis.
O que é necessário para se tornar um corretor de imóveis além do ensino médio o candidato terá que fazer um curso de TTI, Técnicas em Transações Imobiliárias.
Esse curso poderá ser feito presencial ou a distância.
O candidato precisa tomar cuidado com as escolas, primeiro é necessário saber se a escola escolhida pelo candidato está escrita no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
O curso poderá ser feito em ate6 meses ou ainda com apenas uma única prova e pode ser a distância.
Isso é possível graças a Lei 9394/96, Lei de diretrizes e bases da educação que visa observar candidatos que já têm experiência na área, esses candidatos precisam da aval de um corretor de imóveis, inscrito no Creci de seu estado que assina o estágio do candidato.
Terminado o curso, o formando precisa se dirigir a uma delegacia regional do CRECI ( Conselho Regional de Corretores de Imoveis), munido de documentos, tal como: certificado de conclusão do ensino médio, certificado de conclusão do TTI, foto 3×4, comprovante de endereço, xerox do RG e CPF, recolher uma taxa e dar entrada no CRECI local, após duas semanas se toda a documentação estiver correta ele então será escrito no CONSELHO, podendo exercer a atividade.
O que só o corretor de imóveis pode fazer, abrir um escritório de corretores de imóveis, fazer captade imóveis, mediar venda, locação e praticar a administração de imóveis.